Eduardo Guimarães

quinta-feira, março 16, 2006

Projeto Iluminar

Resolvi fornecer um apoio à minha irmã, no tocante à divulgação, ainda que um tanto remota, do seu projeto de cunho sócio-cultural, o qual terei prazer em assistir. Quem sabe não conseguimos alguns adeptos em prol dessa luta?
"O Projeto Iluminar nasceu de uma vontade minha de poder colaborar de alguma maneira para o desenvolvimento do Brasil. É revoltante ver como a cada dia a desigualdade social se acentua de forma alarmante no país e tanto a sociedade quanto as ações políticas simplesmente ignoram a situação. O avanço do capitalismo trouxe com ele um sentimento muito negativo que tomou conta da humanidade rapidamente, de modo a transformar as relações sociais em relações de mercado, visando sempre o benefício próprio. O egoísmo reina absoluto. Ninguém se preocupa com o mundo do outro e o verbo imperativo nessas circunstâncias é ter. Ter de qualquer jeito, a qualquer custo.
O documentário Falcões: meninos do tráfico, exibido pelo Fantástico no dia 19 de março deste ano, deu uma dimensão de como anda o descaso pelas camadas desfavorecidas. A partir daí, ressurgiu em mim o sonho que sempre tive em participar de alguma organização de apoio social.
Acredito que somente por meio da educação o Brasil deixará essa condição de país subdesenvolvido, dono de um profundo abismo social. A educação abre portas, dá oportunidades de se construir uma vida sem que seja necessário recorrer à criminalidade, à mendicância, à marginalidade. Por isso, adotei o livro como instrumento de trabalho do Iluminar.
Objetivos:
· Construção de bibliotecas em escolas que não tenham recursos para tal, nas quais o acesso das crianças aos livros é muitas vezes inexistente ou feito em condições precárias;
· Estímulo à leitura e à preservação do livro;
·Conscientização da importância de conhecer o Brasil em todos os seus aspectos: cultural, social, econômico, político.
· Atividades que facilitem essa compreensão do Brasil como Nação.

As minhas idéias ainda não saíram do papel. Sei que dependem apenas de uma iniciativa minha, começando a visitar escolas de bairros pobres, expondo a ideologia do projeto e buscando adeptos para ele. O Iluminar não tem fins lucrativos e é independente de qualquer ação governamental. Acho que os políticos têm obrigação de colocar a educação como prioridade no plano de governo e não se aproveitar de iniciativas particulares para autopromoção.

Educação: a única maneira de iluminar o Brasil
Por Inês S. Guimarães, 21 de março de 2006."