Eduardo Guimarães

sábado, junho 24, 2006

Olhos D'agua em: "Fui às compras"

Example



"Hoje, o sol, fraco, surge,
Por entre mil encantos,
O que me trará o dia?
Quais serão os seus planos,
Para mim..."
_Ika, ande rápido, ou perderemos o ônibus! Venha tomar o seu café! - gritou a mãe de Ika, como sempre exaltada.
"Estou indo! Calma, não posso esquecer a Srta. Brist!"

[Já à mesa]


"Ah, mãe, novamente estes cereais que deixam nossa boca explodindo, fazendo 'croc croooc'? Ainda prefiro comer insetos, como os macacos da relva na África" [Disse Ika, enfiando algumas bolotas de cereal através do pescoço oco da boneca denominada Brist] "Aposto que, se a Srta. Brist tivesse cabeça e boca, estaria reclamando, agora..."
_Pare com essas maluquices, menina! Coma logo! Eu só a estou levando porque é o jeito, senão largava você aqui mesmo.
"E por que é o jeito, mãe? Como assim jeito?"
_Chega de enrolações! Coma logo! Ande!
[Ambas saem de mãos dadas, em meio a uma fina garoa, apesar de alguns raios de sol. Ika passa pela pessegueira e lhe acena. A árvore retribui brincando, fazendo chover sobre a garota algumas gotas mais grossas]
"Ihihihihihi!"
_O que é, menina? Deu pra rir do nada agora? Ou está rindo de mim? - pergunta a mãe.
"Não, mãe! Foi algo que lembrei, apenas".
[Andam alguns quarteirões até chegar ao ponto de ônibus, que não demora a surgir]
"Moço, eu ir em cima do ônibus, pode?" - pergunta Ika ao cobrador.
_Perdão, garota?! - responde o cobrador, meio assustado com a questão.
"Hã? Fale alto! Fale mais alto, porque sou cega, não escuto! Hã? HÃÃÃ???" - grita Ika, pondo uma das mãos em forma de concha na orelha.
_Chega, menina! - chia a mãe ainda mais alto que a garota, puxando-lhe pelas mangas do casaco. _Andar com você é realmente um martírio! Senta aí e fica quieta! Oh, meu Deus, por que eu mereço?
"Mãe, você está com o olho roxo".
_E que tem você com isso?!
"O papai dormiu em casa ontem?"
[No supermercado]
"Mãe, por favor, não pega cereais, porque eles fazem nossa boca explodir..."
_Não comece com as suas maluquices! Fique aqui, deixe-me um pouco em paz, preciso me concentrar pra não esquecer nada. Vá andar por aí e só apareça em minha frente quando eu estiver no caixa.
[Ika começa a andar sozinha através das inúmeras gôndolas repletas de coisas de todos os tipos. Adiante, na seção de doces, está um garoto]
"Esse aí não presta não." - diz Ika ao garoto.
_Por quê? Eu sempre comi dele. Acho melhor que aqueles chocolates ali, com fruta dentro.
"Você é quem sabe. Eu dava esses doces pra Srta. Brist e ela teve a cabeça arrancada do corpo, por causa deles".
_Hã?? E quem era a Srta. Brist?
"Um ser que ainda anda comigo, bem juntinho" - disse Ika, fitando o garoto de forma animalesca." [O garoto se afasta sem levar o doce]
[De volta a casa, à janela do quarto]
"Hoje eu estou mais eu,
Porque eu me senti mais eu,
Mas não era para eu me sentir assim,
Porque não era para querer ser assim"...
[Luzes apagadas. Mais uma noite a ser atravessada, naquela estação fria e obscura]

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Querido Sr. Lobo:

Venho aqui lhe agradecer tudo o que tem feito por mim. Tive a honra de saber de tua existência pela sua visita ao meu blog, meu pequeno refúgio na internet. Aquele comentário que tu fizeste a respeito de um dos meus poemas pode ter parecido simples aos olhos de muitos, mas me chamou muito a atenção pela clareza e simplicidade das palavras, tanto que não resisti e lhe enviei um email. Não esperava o retorno. Mas aconteceu, de uma forma muito dócil. A forma com que percebeste meu descaso com relação à minha própria vida, e as palavras de ânimo, resultaram na minha total confiança em ti, meu amigo.
Pelos comentários que vi, em seu blog, nítida é a conclusão a que se chega: escreves muito bem. Ao passares por Lisboa, qualquer dia, espero, de coração, que possamos nos ver, a fim de conversarmos sobre a vida! Morro de curiosidade de conhecê-lo. Já casaste com a Srta. Raposa? Espero que tudo corra bem!
Tudo o que precisares, se quiseres qualquer ajuda, trate-se de qualquer coisa, minha mão a ti estará estendida, assim como a tua estendeu-se a mim.
Que tudo de bom se realize, que todos os seus anseios sejam preenchidos.
Termino este recadinho com um trecho de um poema de autoria desconhecida:
"Quem és tu, que me anima com a tua grandeza de espírito?
Quem és tu, que me estende a mão, ao infinito?
És, de fato, o meu mais puro amigo".
Com carinho. De tua nova e velha amiga!

5:06 PM, junho 28, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Sou fã desta garota!!

xDDDD

3:45 PM, maio 28, 2008  

Postar um comentário

<< Home