Eduardo Guimarães

quarta-feira, maio 17, 2006

Carnaval, Op. 9, R. Schumann


Decididamente, poder-se-á destacar a grandiosa obra - "Carnaval, op. 9", para piano, do ilustre mestre do Romantismo, R. Schumann, a qual ainda motiva muitos intérpretes, sobretudo na Europa. Frise-se, antes de mais nada, que pianistas do nível de Kuzmin, ou mesmo Myra Hess, destacaram-se ao presentear a platéia de ouvintes, ao executarem a obra do alemão, natural de Zwickau... Não que se esteja desmerecendo composições do calibre de Beethoven, Schubert seus compatriotas mais próximos... é que, realmente, a elaboração de "Carnaval" impressiona. Ao menos a mim. Via de regra, não se pode, por exemplo, querer comparar a obra em tela com um Soneto em A, de Schubert, pois a tecnicidade que envolve ambas as obras requer um trabalho hermenêutico que leva em conta elementos totalmente diferentes, em planos diretores que se distranciam.
Ao ver, o "Carnaval" é composto de vários pedaços de trabalhos solo, cujo teor o autor uniu para formar uma peça sólida, incrustada da musicalidade romântica da época.
"Carnaval, op. 9", foi escrita entre 1834-35, e dedicada ao violinista Karol Lapinski, e consiste num emaranhado de peças, as quais somam 22 no total, pequeninos trechos, e não creio que unidos por um motivo lógico, ou qualquer ordem arrazoada... Mas, apesar disso, creio que este detalhe é irrelevante, frente ao êxito, a meu ver, conquistado. Em cada seção de "Carnaval", aparecem duas séries de notas musicais, as quais são: A-E-flat-C-B; A-flat-C-B...
Apesar de a obra conter 22 "seções", apenas 20 delas foram numeradas. "Sphinxes" e "Intermezzo: Paganini" não foram numeradas pelo compositor.
Eis as seções:
1. Préambule (A-flat)
2. Pierrot (E-flat)
3. Arlequin (B-flat)
4. Valse noble (B-flat)
5. Eusebius (E-flat; mostrando a calma da obra, creio)
6. Florestan (G minor; um lado impetuoso)
7. Coquette (B-flat)
8. Réplique (G minor)
Aqui entra a "Sphinxes", sem numeração
9. Papillons (B-flat)
10. A.S.C.H.
11. Chiarina (C minor)
12. Chopin (A-flat)
13. Estrella (F minor)
14. Reconnaissance (A-flat)
15. Pantalon et Colombine (F minor)
16. Valse Allemande (A-flat; waltz alemão)
Intermezzo: Paganini (F minor) - aqui a outra parte sem numeração
17. Aveu (F minor)
18. Promenade (D-flat)
19. Pause (A-flat)
20. Marche des "Davidsbündler" contre les Philistins - o "grand finale". Eu o ouvi e senti um pouco de saída da obra, em seu início, mas traz traços do preâmbulo. Ele permanece com o ar calmo, mas num tom de necessidade de um final forte, potente.
Acima, a partitura de uma das seções, o Preâmbulo inicial. Pelo preâmbulo, já pude sentir a majestade da obra, colocando-a numa hierárquia bem superior. As seções formam um todo, apesar de poderem ser tocadas livremente, em seu bojo individual.